Pastoral do Matrimônio

A pastoral do matrimônio é

composta por uma equipe de casais, que vive o casamento cristão, e que trabalha na preparação de jovens casais de noivos que estão prestes a receber o sacramento do matrimônio. São realizadas reflexões com temas variados. Todos os temas visam a troca de experiências e informações entre a equipe e os casais de noivos, enfatizando a importância da presença de Deus nesta nova caminhada.

A consciência e a preparação para o Sacramento do Matrimônio se cultivarão através da Pastoral do matrimonio nos seus diversos níveis e em sintonia com os outros movimentos a serviços da igreja. A Pastoral do matrimonio  se define como ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria. Tem como objetivo a evangelização das  pessoas para que, educada no amor, possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A família deve ser ajudada a alcançar suas metas fundamentais e permanentes: viver, crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade de pessoas; ser ?santuário da vida?, ser ?célula primeira e vital da sociedade?, ser ?Igreja doméstica? e ?Igreja missionária?.

OBJETIVO

Todas as pessoas querem ser felizes  no casamento. Os casais procuram conquistar a felicidade. Para isso é necessário que estejam preparados para se casar. A Igreja, preocupada com a família, procura por meio de encontros, fazer com que os noivos reflitam sobre a melhor maneira de encontrar a felicidade e a harmonia no casamento.

Esta preparação deve proporcionar aos noivos, um melhor conhecimento do valor do matrimônio cristão, das suas exigências e seus compromissos, fazendo um aprofundamento da dignidade e santidade do matrimônio e da vida matrimonial.

NORMAS PASTORAIS PARA O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Caros noivos, para que a Celebração do Sacramento do Matrimônio seja um momento festivo e religioso, a nossa Comunidade Paroquial estabelece as seguintes Normas Pastorais que devem ser observadas, e estas encontra-se disponível na Secretaria Paroquial.

Estas normas procuram garantir uma igualdade para todos os Casamentos e evitam desconforto tanto para a Igreja como para os que nos procuram. Esperamos poder contar com a compreensão e colaboração de vocês e suas famílias, e desejamos que o seu casamento seja uma verdadeira festa, santa e cheia de felicidade.

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

O Matrimônio é ?a íntima comunhão de vida e de amor conjugal que o Criador fundou e dotou com suas leis próprias?, e nasce ?do ato humano pelo qual os cônjuges se doam e recebem mutuamente? (GS 48). Portanto, apesar das variações que sofreu ao longo da história nas diferentes culturas, não é uma instituição meramente humana (cf. CaIC 1603).

Todo matrimônio tem um profundo significado no processo de desenvolvimento integral da pessoa humana: corpo, mente, espírito e relações sociais. ?A salvação da pessoa e da sociedade humana está estritamente ligada ao bem estar da comunidade conjugal e familiar? (GS 47,1).

No aspecto religioso, a História da Salvação assume a união matrimonial como a imagem e símbolo da aliança que une Deus ao seu povo. Entre os cristãos, o Matrimônio assume um significado novo e original, proveniente da oferta total e definitiva de Jesus na Cruz pela Igreja e pela humanidade inteira; assim, ?o matrimônio dos batizados torna-se símbolo real da Nova e Eterna Aliança, decretada no Sangue de Cristo. O Espírito, que o Senhor infunde, doa um coração novo e torna o homem e a mulher capazes de se amarem, como Cristo nos amou? (FC 13).

?A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de Sacramento, por Cristo Senhor? (CaIC 1601). ?O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de ?Igreja doméstica?, comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã? (CaIC 1666). A família deve ser considerada como eixo da ação pastoral e célula vital da Igreja e da Sociedade.

Oração pelos noivos (Papa João Paulo II)

Ó Deus!
Faz com que a Tua graça
guie o pensamento
e as obras deste casal
para o bem da sua família
e de todas as famílias do mundo.

Faz com que o amor
reforçado pela graça
do Sacramento do Matrimônio
seja sempre mais forte
do que todas as fraquezas
e do que todas as crises
que possam afetar a sua família.

Faz com que casal
encontre na família